Notícias, comentários e artigos de opinião sobre, cidadania, cultura, ciência, justiça e tecnologia; Partilhar Emoções, e Estimular Sentimentos.

08
Jun 09
EU ASSINEI ESTA PETIÇÃO

Cerca de 15 mil assinaturas a pedir alterações legislativas que responsabilizem os pais pelo comportamento escolar dos filhos são hoje entregues na Assembleia da República, disse à Lusa o autor da petição.Em duas semanas, o presidente do Conselho Executivo do Agrupamento de Escolas de Darque, em Viana do Castelo, obteve um apoio "que superou todas as expectativas". Para além do Presidente da Assembleia da República, também o presidente da Comissão de Educação e todos os grupos parlamentares vão receber o documento com o pedido para que seja debatido em plenário."A legislação tem de criar mecanismos administrativos e judiciais, desburocratizados, efectivos e atempados de responsabilização dos pais e encarregados de educação em casos de indisciplina escolar, absentismo e abandono, modificando a lei que consagra o Estatuto do aluno e outras leis conexas", escreveu Luís Braga na petição.
Vem a propósito o post anteriormente colocado neste blog em que, resumidamente, a responsabilidade dos pais é evidente se estes alguma vez colocarem em plano menor na educação dos seus filhos, o conceito da responsabilização. Mas até que ponto estão os pais alertados para esta obrigação? Entregam-se os filhos com 3 anos de idade, e às vezes menos, às creches e ligam-se televisores para que se entertam. Ou seja, vamos pelo caminho mais fácil, subcontratam-se as responsabilidades de educar aos infantários e às televisões.
E já agora, porque não uma petição para responsabilizar o Estado por políticas sociais e educativas que deitam cá para fora decretos, cheios de adendas, inócuos e estéreis?
A propósito de comportamento escolar, questiono ainda, e os professores são também culpados? O ensino esteriotipado onde se castra a criatividade, não deveria ser punido?
publicado por MonteiroMariti às 15:52

arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO