Notícias, comentários e artigos de opinião sobre, cidadania, cultura, ciência, justiça e tecnologia; Partilhar Emoções, e Estimular Sentimentos.

01
Jun 09
"É FÁCIL TORNAR-SE PAI, MAS DIFÍCIL SER PAI"

Assinala-se hoje, 1 de Junho, o Dia Mundial da Criança.
Em 1950, a Federação Democrática Internacional das Mulheres, propôs às Nações Unidas que se comemorasse um dia dedicado a todas as crianças do Mundo. Desde então que Os Estados Membros das Nações Unidas, ONU, propuseram um dia, como Dia Mundial da Criança. O Dia Mundial da Criança, oficialmente, é 20 de Novembro, data que a ONU reconhece como Dia Universal das Crianças por ser a data em que foi aprovada a Declaração dos Direitos da Criança. Porém, a data efectiva de comemoração varia de país para país.
É o dia que eu, efusivamente, aplaudo e sublinho a necessidade da sua existência para que se abanem as consciências dos pais e das instituições para o facto de vivermos momentos de manifesta falência de valores universalmente aceites. Tudo poderia ser bem melhor se as instituições, os governos, manifestamente, colocassem acima de todos os outros interesses o interesse pela dignidade da vida humana. Tudo poderia ser melhor se, cada um de nós pais, nos enfocássemos em dois temas que julgo fundamentais para a educação dos nossos filhos: na importância de sabermos encorajar as nossas crianças e na importância de sabermos incutir-lhes responsabilidade para que elas se apercebam das consequências lógicas do seu comportamento.
Devemos, todos nós, ter em conta que o maior legado que podemos deixar ao mundo para que este se torne mais justo é deixarmos filhos bem educados. Afinal de contas, celebrar o 1 de Junho não é mais do que tentar encontrar um mundo mais justo para que todas as crianças possam dele usufruir.

Desde sempre que a criança foi retratada em tela pelos grandes mestres da pintura. Aprecie neste pequeno vídeo algumas dessas obras.
publicado por MonteiroMariti às 12:10

arquivos
mais sobre mim
pesquisar
 
blogs SAPO